Como manter o foco e produtividade em um ambiente de coworking

Veja algumas dicas para manter o foco e aumentar a produtividade em um ambiente de coworking

Ao mesmo tempo que trabalhar em um coworking permite que as pessoas se concentrem em suas funções, ao tirar preocupações administrativas dos profissionais, o ambiente compartilhado pode contribuir para perda de foco e produtividade em alguns casos. O ruído de um ambiente aberto e a oportunidade de networking podem fazer com que se perca o foco na tarefa e se perca produtividade.

Para evitar cair nessa armadilha, pontuamos algumas medidas que podem te ajudar a manter a produtividade e foco no trabalho:

  • Reduza o ruído com fones de ouvido

O barulho de um ambiente aberto e compartilhado pode atrapalhar a concentração de muitas pessoas. A indicação é o uso de fones de ouvido. Pode-se ouvir música (escolha algo que contribua para o foco e não acabe atrapalhando) ou pode-se optar por fones que apenas cortem o ruído externo (os que cobrem a orelha toda são mais apropriados para isso).

  • Planeje seus dias/semanas e tenha objetivos claros

Fazer uma lista de à fazeres do dia/semana e planejar os dias específicos para executar tais tarefas ajuda na produtividade. Ter objetivos claros e se planejar para alcançá-los é a melhor maneira de se evitar perder tempo com tarefas menos importantes e manter o foco na produtividade.

  • Mude de lugar

A maioria dos coworkings oferece diferentes espaços para se trabalhar. Tire proveito desse benefício e troque de mesa, use um sofá ou uma bancada para trabalhar. Muitas vezes uma mudança de ambiente pode ajudar no ganho de produtividade.

  • Planeje pausas no seu dia

Faça pausas curtas e programadas para tomar um café ou conversar com outro coworker, por exemplo. Estudos indicam que essas pausas podem ajudar a manter o foco durante os momentos de trabalho e aumentar a produtividade das pessoas.

  • Organize seu espaço e torne ele seu

Deixe sua mesa ou seu espaço sempre organizado. Isso ajuda a organizar a mente. Ache o escritório compartilhado que mais se encaixa com sua personalidade e torne ele seu ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *